POLÍTICA
DE PRIVACIDADE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUALIFICAÇÃO – ABQ
A Associação
Brasileira de Qualificação - ABQ necessita colher e tratar dados pessoais
dos seus usuários/alunos no âmbito da prestação de serviço de cursos
educacionais a distância. De fato, no contexto da prestação serviço
educacionais, o tratamento de dados dos alunos/usuários da plataforma é indispensável.
Neste sentido, a presente
Política de Privacidade e Dados Pessoais da ABQ visa ajudar os nossos usuários/alunos
a compreender quais dados pessoais recolhemos, como e por que motivo os usamos,
a quem divulgamos e como protegemos a sua privacidade quando utilizam os nossos
serviços.
A ABQ procura respeitar as
melhores práticas em matéria de segurança e proteção de dados pessoais, de
promoção/sensibilização para as boas práticas neste âmbito, e melhorando
sistemas de forma a gerir a proteção de dados que lhe são disponibilizados no
estreito cumprimento das obrigações legais.
O preenchimento dos formulários
de recolhimento de dados e o fornecimento de dados direta ou indiretamente,
implicam o conhecimento das condições desta Política pelos usuários/alunos, e
de quaisquer outros termos, políticas e condições específicas referentes a
proteção dos dados.
Para efeitos desta política de privacidade, o controlador de dados é a Associação Brasileira de Qualificação - ABQ, cuja sede é localizada na Rua Paraná, nº 209, Bairro Palmital, na cidade de Marília/SP, CEP:17509-080. Para mais informações sobre privacidade e uso de dados pessoais, você pode entrar em contato conosco através do nosso e-mail: dpo.abq@gmail.com.br
I - DEFINIÇÕES
As definições dos termos
utilizados neste documento, são extraídas do artigo 5º da Lei Geral de Proteção
de Dados (“LGPD”):
·
Dado Pessoal: informação relacionada a pessoa
natural identificada ou identificável;
·
Dado Pessoal sensível: dado pessoal sobre origem
racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato
ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à
saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma
pessoa natural;
·
Dado Anonimizado: dado relativo a titular que não
possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e
disponíveis na ocasião de seu tratamento;
·
Banco de Dados: conjunto estruturado de dados
pessoais, estabelecido em um ou em vários locais, em suporte eletrônico ou
físico;
·
Titular: pessoa natural a quem se referem os
dados pessoais que são objeto de tratamento;
·
Controlador: pessoa natural ou jurídica, de direito
público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de
dados pessoais;
·
Operador: pessoa natural ou jurídica, de direito
público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do
controlador;
·
Encarregado: pessoa indicada pelo controlador e
operador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares
dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD);
·
Agentes de Tratamento: o controlador e o
operador;
·
Tratamento: toda operação realizada com dados
pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação,
utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento,
arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação,
modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração;
·
Anonimização: utilização de meios técnicos
razoáveis e disponíveis no momento do tratamento, por meio dos quais um dado
perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo;
·
Consentimento: manifestação livre, informada e
inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais
para uma finalidade determinada;
·
Bloqueio: suspensão temporária de qualquer
operação de tratamento, mediante guarda do dado pessoal ou do banco de dados;
·
Eliminação: exclusão de dado ou de conjunto de
dados armazenados em banco de dados, independentemente do procedimento
empregado;
·
Transferência Internacional de Dados:
transferência de dados pessoais para país estrangeiro ou organismo internacional
do qual o país seja membro;
·
Uso Compartilhado de Dados: comunicação, difusão,
transferência internacional, interconexão de dados pessoais ou tratamento
compartilhado de bancos de dados pessoais por órgãos e entidades públicos no
cumprimento de suas competências legais, ou entre esses e entes privados,
reciprocamente, com autorização específica, para uma ou mais modalidades de
tratamento permitidas por esses entes públicos, ou entre entes privados;
·
Relatório de Impacto à Proteção de Dados Pessoais:
documentação do controlador que contém a descrição dos processos de tratamento
de dados pessoais que podem gerar riscos às liberdades civis e aos direitos
fundamentais, bem como medidas, salvaguardas e mecanismos de mitigação de
risco;
·
Órgão de Pesquisa: órgão ou entidade da
administração pública direta ou indireta ou pessoa jurídica de direito privado
sem fins lucrativos legalmente constituída sob as leis brasileiras, com sede e
foro no País, que inclua em sua missão institucional ou em seu objetivo social
ou estatutário a pesquisa básica ou aplicada de caráter histórico, científico,
tecnológico ou estatístico;
·
Autoridade Nacional: órgão da administração
pública responsável por zelar, implementar e fiscalizar o cumprimento desta Lei
em todo o território nacional. (ANPD)
II - INFORMAÇÕES
E DADOS PESSOAIS QUE A ABQ COLETA DOS USUÁRIOS/ALUNOS
Informações de contato: Inclui
qualquer tipo de informação que possa facilitar nosso contato com você,
incluindo seu endereço físico de correspondência, números de telefone,
endereços de correio eletrônico, sites e perfis em redes sociais.
Informações de cadastro do aluno
(identificação pessoal e profissional): Inclui qualquer tipo de
informação de identificação do aluno necessários para a realização do curso
escolhido e para elaboração de certificado de conclusão de curso (Nome, RG,
CPF, endereço, escolaridade, estado civil, idade, profissão, entre outros). Os dados
serão fornecidos pelos usuários/alunos mediante preenchimento de formulário.
Também iremos coletar imagens e
fotos dos alunos através de depoimentos sobre o curso ou outra finalidade
voltada a divulgação dos cursos da ABQ.
Informações de pagamentos: A ABQ
ou nossos prestadores de serviço de processamento de pagamentos manuseia suas
de pagamento em conformidade com as leis, normas e os padrões de segurança
aplicáveis.
Informações referente a
reclamações, dúvidas e sugestões: Inclui informações de endereço
eletrônico, identificação do usuário/aluno, e descrição das informações/opiniões
enviadas.
III - DADOS DE CRIANÇAS E
ADOLESCENTES
Para efeitos de esclarecimento,
segundo o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069/1990,
“Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de
idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.”
A ABQ poderá coletar dados de
crianças e adolescentes em razão dos cursos educacionais oferecidos para essa
faixa etária. A coleta e tratamento desses dados serão realizados após os
preenchimentos do formulário de cadastro pelos pais ou responsáveis.
Reconhecemos os interesses de
privacidade das crianças e adolescente e recomendamos que os pais e
responsáveis assumam um papel ativo nos interesses e nas atividades online das
crianças.
IV - FINALIDADE DOS DADOS DOS USUÁRIOS
Utilizamos os dados dos usuários/alunos
para fornecer nossos serviços educacionais; estabelecer nossa comunicação com
aluno sobre as aulas; enviar e-mail com matérias de apoio para os estudos; oferecer
promoções de cursos e eventos; solucionar problemas; para preservar a segurança
e integridade; melhorar e atualizar aquilo que oferecemos; analisar como as
pessoas utilizam nossos serviços; enviar informações ao usuário (por e-mail ou
mensagens de texto); solicitar feedback dos usuários/alunos; identificar
usuários únicos entre dispositivos; melhorar o que oferecemos e desenvolver
novos produtos, serviços e recursos; entre outros.
A ABQ trata os dados pessoais
dos usuários/alunos para utilizar na sua própria empresa, uma vez que necessita
das informações dos seus alunos e usuários para gestão de seus negócios. Para
que isso aconteça, muitas vezes é necessário realizar o cruzamento de dados que
coletamos, para que as ações de marketing sejam direcionadas àquilo que o
usuário espera receber da ABQ.
V - COM QUE FUNDAMENTO TRATAMOS
OS SEUS DADOS PESSOAIS?
A ABQ tratará os seus dados
pessoais apenas quando esteja devidamente cadastrado. A LGPD exige, para que o
tratamento de dados pessoais seja lícito, que exista um fundamento de licitude
adequado para cada tratamento específico.
Efetuamos o tratamento dos seus dados
para melhorar os nossos serviços e cumprir os nossos objetivos administrativos
e de qualidade, o fundamento de licitude adequado será a seguimento de
interesses legítimos do Controlador, bem como Cumprimento Contratual, quando
aplicável, além do próprio consentimento do usuário. Tal implica que os
titulares dos dados possam opor-se ao tratamento dos seus dados para os efeitos
acima referidos, ao abrigo do LGPD, caso apresentem motivos válidos
relacionados com a sua situação particular. Em tal eventualidade, o Controlador
poderá apresentar razões legítimas que justifiquem a continuação desse
tratamento, caso em que se reserva o direito de continuar a tratar os seus
dados para esses efeitos, tal como nos casos em que tal tratamento seja
necessário para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito em
processo judicial.
O tratamento de dados realizado
pela ABQ no contexto do cumprimento de obrigações legais, o fundamento de
licitude para a realização de tais tratamentos – na sua maioria, comunicações
de dados para entidades externas – será a necessidade do tratamento para o
efeito do cumprimento de obrigações jurídicas do Controlador.
VI - COM QUEM SÃO COMPARTILHADOS OS DADOS DOS
USUÁRIOS/ALUNOS?
Os dados dos usuários podem ser
repassados para colaboradores, professores, parceiros e apoiadores.
No âmbito do tratamento dos seus
dados pessoais, a ABQ observa, a todo o tempo, os princípios da proteção de
dados desde a concepção (privacy by design). Tal compromisso implica, entre
outros aspetos, que os seus dados pessoais serão de acesso limitado às pessoas
que tenham necessidade de os conhecer no exercício das suas funções, na estrita
medida do necessário para a prossecução das finalidades de tratamento que já
elencamos acima.
VII - QUAL O PERÍODO DE
CONSERVAÇÃO DOS SEUS DADOS PESSOAIS?
Os dados pessoais dos usuários/alunos
que a ABQ recolhe são tratados no estrito cumprimento da legislação aplicável,
sendo armazenados em base de dados específicas. Tais dados são conservados em
um formato que permita a identificação dos titulares dos dados apenas durante o
período necessário para as finalidades para as quais são tratados.
O período durante o qual os
dados são armazenados e conservados varia de acordo com a finalidade para a
qual a informação é utilizada. Existem, no entanto, requisitos legais que
obrigam a conservar os dados por um determinado período. Tomamos por
referencial para determinação do período de conservação adequado as várias
deliberações das autoridades de controle de proteção de dados, nomeadamente da
Autoridade Nacional de Proteção de Dados - ANPD.
VIII - QUAIS OS DIREITOS DOS
TITULARES DOS DADOS?
Nos termos da legislação
aplicável, o titular dos dados poderá solicitar, a todo o tempo, o acesso aos
dados pessoais que lhe digam respeito, bem como à sua retificação, à
portabilidade dos seus dados, diretamente através do e-mail dpo@abqbrasil.com.br.,
ou mediante contato com a equipe da ABQ.
Sem prejuízo de qualquer outra
via de recurso administrativo ou judicial, o titular dos dados tem direito a
apresentar uma reclamação à ANPD ou a outra autoridade de controle competente
nos termos da lei, caso considere que os seus dados não estão sendo objeto de
tratamento legítimo por parte da ABQ, nos termos da legislação aplicável e da
presente Política.
IX - QUAIS AS MEDIDAS DE
SEGURANÇA ADOTADAS PELA ABQ?
A ABQ está empenhada em
assegurar a confidencialidade, proteção e segurança dos dados pessoais dos
usuários/alunos, através da implementação das medidas técnicas e organizativas
adequadas para proteger os seus dados contra qualquer forma de tratamento
indevido ou ilegítimo e contra qualquer perda acidental ou destruição destes
dados. Para o efeito, dispomos de sistemas e equipes destinados a garantir a
segurança dos dados pessoais tratados, criando e atualizando procedimentos que
previnam acessos não autorizados, perdas acidentais e/ou destruição dos dados
pessoais, comprometendo-se a respeitar a legislação relativa à proteção de
dados pessoais dos usuários/alunos e a tratar estes dados apenas para os fins
para que foram recolhidos, assim como a garantir que estes dados são tratados
com adequados níveis de segurança e confidencialidade.
A ABQ pode, em alguns casos,
transmitir os seus dados pessoais a terceiros. Poderá fornecer dados pessoais
dos usuários/alunos aos seus colaboradores, prestadores de serviço e
apoiadores. A ABQ definiu regras claras contratuais no tratamento de dados
pessoais com os seus operadores, e exige que estes adotem as medidas técnicas e
organizacionais apropriadas para proteger os seus dados pessoais. Contudo, em
alguns casos, podemos ser obrigados por lei a divulgar os seus dados pessoais a
terceiros (tais como autoridades de controle) relativamente aos quais temos um
controle limitado relativamente à proteção dos dados pessoais.
A base de dados de informações
formada pela ABQ pode ser disponibilizada a parceiros de negócio estratégicos
visando o benefício e geração de resultados mútuos, como o fornecimento ou
melhora de nossos produtos, serviços e propaganda.
A ABQ não se responsabiliza pelo
uso e tratamento dado pelos parceiros de negócios e econômico da ABQ aos dados
dos usuários/alunos coletados e compartilhados, sendo de responsabilidade da
empresa ou parceiro que os utilizar dar o devido tratamento e uso.
Pode ser necessário - por lei,
processo legal, litígio e/ou solicitações de autoridades públicas e
governamentais dentro ou fora de seu país de residência - que a ABQ revele suas
informações pessoais. Podemos também revelar suas informações se determinarmos
que, para propósitos de segurança nacional, imposição da lei ou outros
problemas de importância pública, a revelação será necessária ou apropriada.
Também podemos revelar suas
informações se determinarmos que a revelação é razoavelmente necessária para
impor nossos termos e condições ou proteger nossas operações ou usuários/alunos.
Além disso, no caso de uma reorganização, fusão ou venda, podemos transferir
qualquer e todas as informações pessoais que coletamos a terceiros relevantes.
X - ALTERAÇÕES DA POLÍTICA DE
PRIVACIDADE
A ABQ reserva-se o direito de, a
qualquer momento, proceder a modificações ou atualizações à presente Política
de Privacidade, sendo essas alterações devidamente atualizadas nas nossas
Plataformas. Sugerimos que as consulte regularmente para estar a par de eventuais
alterações.